VENHA MORAR NO PARAÍSO TAMBÉM!
Vendas: Cândido de Sá - 31-3547-3266

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Vale e Governo de Minas assinam Protocolo de Intenções para mineração no Norte do Estado

A Vale e o Governo do Estado de Minas Gerais assinaram nesta quarta-feira, 1º de maio, na Cidade Administrativa, um Protocolo de Intenções para viabilizar o desenvolvimento e implantação de uma mina de ferro na região Norte do Estado. A empresa pretende investir R$ 560 milhões, de 2012 a 2014, no projeto que representa uma nova fronteira mineral para Minas Gerais. 

A expectativa da Vale é iniciar as operações em 2013. As pesquisas em andamento para levantamento das reservas apontam um potencial de produção da ordem de 600 mil toneladas por ano de minério de ferro, capacidade que deverá ser atingida a partir de 2014. 

As reservas estão localizadas nos municípios de Serranópolis de Minas, Riacho dos Machados, Grão Mogol e Rio Pardo de Minas. O material será escoado por rodovia até o pátio de embarque da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela Vale, localizado no município de Porteirinha. De lá, seguirá por ferrovia até o Porto de Aratu, em Salvador (BA). 

Está prevista a geração de 500 empregos - diretos e indiretos - na fase de implantação e 250 empregos permanentes – diretos e indiretos – durante as operações. Haverá treinamento de mão de obra local, que terá prioridade no preenchimento das vagas. 

Vale e Governo de Minas – parceria permanente 

A nova parceria é o segundo compromisso de porte assinado pela Vale com o governo mineiro nos últimos meses. Em março de 2010, foi assinado Protocolo de Intenções para investimentos de R$ 9,4 bilhões distribuídos em três empreendimentos no Estado: a Mina Apolo e as usinas Conceição-Itabiritos e Vargem Grande-Itabiritos. 

Os projetos gerarão cerca de 9.930 empregos diretos e indiretos na construção. Na operação serão gerados outros 2,2 mil empregos aproximadamente, aumentando a produção de minério de ferro da Vale em Minas Gerais em 46 milhões de toneladas por ano. Os recursos beneficiam oito municípios - Itabira, Nova Lima, Itabirito, Barão de Cocais, Caeté, Raposos, Rio Acima e Santa Bárbara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário